Subscribe to RSS Feed

Tuesday 26 March 2013

O Que A Wicca

O Que A Wicca
A Wicca 'e uma "Velha" Nova religi~ao relacionada com a terra e com a Natureza, com muita teologia e sem dogmas, que visa o contacto directo com a via terrestre atrav'es da experi^encia vivida no aqui e agora.

A religi~ao Wicca, depois de se popularizar no norte da Europa e Am'erica do Norte, nos 'ultimos anos vem ganhando grande n'umero de adeptos em Portugal e nas demais partes do mundo.

Wicca N~AO 'E a antiga religi~ao dos celtas. Os Celtas seguiam o Druidismo, que apesar de tamb'em ser um caminho pag~ao, 'e diferente da Wicca, pois esta acredita em um deus e uma deusa apenas, e n~ao em diversos deuses e deusas como no paganismo dru'idico (entre outras diferencas).

Apesar de tamb'em ter adquirido caracter'isticas do paganismo dru'idico, a Wicca 'e uma miscel^anea de v'arias outras tradic~oes ocultistas e algumas doutrinas religiosas, e possui tamb'em fortes tracos ritualistas da maconaria.

Wicca 'e uma religi~ao neopag~a, fundada originalmente pelo funcion'ario p'ublico brit^anico Gerald Gardner. Embora essa fundac~ao tenha ocorrido provavelmente na d'ecada de 1940, s'o foi revelada publicamente em 1954.

Desde a sua fundac~ao, v'arias tradic~oes de Wicca evolu'iram ou foram criadas. A tradic~ao que segue os ensinamentos e pr'aticas espec'ificos, conforme estabelecidos por Gardner, 'e denominada Tradic~ao Gardneriana. Al'em dela, muitas outra tradic~oes de Wicca se desenvolveram e tamb'em existem muitos praticantes de Wicca que n~ao pertencem a nenhuma tradic~ao estabelecida, mas criam a sua pr'opria forma de culto aos Antigos Deuses.

A palavra Wicca vem do Ingl^es Antigo, tendo sido reintroduzida no uso moderno daquele idioma por Gerald Gardner, na sua publicac~ao de 1954. Embora Gardner utilizasse a grafia "Wica", popularizou-se o uso de "Wicca", mais aderente `a etimologia da l'ingua inglesa.

Os primeiros livros sobre Wicca em l'ingua portuguesa foram traduc~oes da l'ingua inglesa, tendo seus tradutores optado por manter a grafia original. Mais tarde, Os livros escritos directamente em Portugu^es mantiveram esse uso. No entanto, n~ao h'a consenso entre autores e tradutores sobre a palavra a ser usada na l'ingua portuguesa para designar o praticante da religi~ao Wicca, sendo utilizadas mais amplamente as formas wiccano e wiccaniano. 'E tamb'em de uso mais restrito a forma wicc~ao.

Os defensores da forma wiccano, alegam ter sido a mesma utilizada na primeira traduc~ao para portugu^es de um livro sobre Wicca, "Os Mist'erios Wiccanos", de Raven Grimassi, por Cl'audio "Crow" Quintino.

Os defensores da forma wiccaniano, alegam ter sido o primeiro livro sobre Wicca traduzido para o portugu^es a "Feiticaria Moderna" de Gerina Dunwich, onde foi utilizada essa forma. Alegam ainda que a traduc~ao wiccano 'e gramaticalmente incorrecta pois o final "ano" se aplica somente a traduc~ao de nacionalidade como indiANO, peruANO, americANO.

Embora sejam algumas vezes usadas como sin'onimo, "Wicca" e "Bruxaria" s~ao conceitos diferentes. A confus~ao d'a-se porque tanto os praticantes de Wicca quanto os de Bruxaria se denominam de Bruxos. Da mesma forma, n~ao devem ser confundidos os termos "Wicca" e "Paganismo", uma vez que a Wicca 'e apenas uma das express~oes do paganismo.

A Wicca 'e uma religi~ao inici'atica. Essa religi~ao pode ser praticada tanto de forma tradicional quanto de forma solit'aria. Nas formas tradicionais, os praticantes avancam atrav'es de "graus" pr'e-definidos de iniciac~ao e geralmente trabalham em covens ou c'irculos. Nas formas solit'arias, os praticantes geralmente auto-dedicam-se e auto-iniciam-se nas pr'aticas da Wicca, e depois normalmente praticam-na sozinhos. Algumas vezes, os solit'arios s~ao iniciados por outros sacerdotes ou sacerdotisas antes de estabelecerem a sua pr'atica.

Todas as formas de Wicca cultuam a Deusa e o Deus, variando por'em o grau de import^ancia dado ao culto de cada um deles.

Crencas e Pr'aticas


H'a diversas denominac~oes (chamadas comummente de tradic~oes) Wiccanas. Assim, h'a uma enorme quantidade de variac~oes sobre as crencas e as pr'aticas Wiccanas.

A pr'atica Wiccana mais comum cultua duas divindades, a Deusa e o Deus, algumas vezes chamado de Deus Corn'ifero (Do latim, "o que porta cornos"). Algumas tradic~oes, principalmente as denominadas tradic~oes Di^anicas, d~ao mais ^enfase ao culto da Deusa, outras d~ao ^enfase ao Deus e `a Deusa, como complementos de toda a criac~ao, como no caso da tradic~ao dos Pent'aculos. Em alguns casos, o Deus tem um papel diminu'ido, ou mesmo inexistente.

A maioria dos praticantes de Wicca, no entanto, n~ao se diz dualista, mas polite'ista, `as vezes com refer^encias a pante~oes espec'ificos, como o celta, ou o grego. Alguns praticantes da Wicca poderiam ainda ser classificados, dependendo de sua tradic~ao ou crenca pessoal, como animistas, pante'istas, panente'istas, agn'osticos, dentre outras de uma vasta faixa de possibilidades.

Os ritos da Wicca reverenciam a ligac~ao da vida dos praticantes com a Terra. Essa rever^encia expressa-se, principalmente, atrav'es de rituais cuja liturgia celebra as lunac~oes e as mudancas das estac~oes do ano.

H'a uma grande controv'ersia entre os praticantes sobre qual a forma mais adequada de escolher as datas dos Sabbats devido a uns viverem no Hemisf'erio Norte e outros no Sul.

'E usual que os ritos praticantes sejam realizados no interior de um c'irculo m'agico, que 'e tracado de forma ritual, ap'os a limpeza e b^enc~ao do local. Preces ao Deus e `a Deusa s~ao proferidas e muitas vezes s~ao feitos feiticos adequados ao rito em conduc~ao. No fim, 'e tradicional a partilha de alimento e bebida.

A maioria dos wiccanianos usa um conjunto de instrumentos de altar nos seus rituais. Esses instrumentos incluem, dentre infinitos outros, vassouras, caldeir~oes, c'alices, bast~oes, athames (um esp'ecie de adaga ou punhal), facas, velas, incensos, etc. Representac~oes da Deusa e do Deus s~ao tamb'em comuns, seja de forma directa, representativawiccan ou wiccana sem a sua permiss~ao.

Um pentagrama, estrela de cinco pontas, inscrito num c'irculo - 'e um dos s'imbolos mais utilizados pelos praticantes para representar a sua f'e. Normalmente utilizado "de cabeca para cima", 'e usado para representar 5 elementos componentes da natureza. Os quatro elementos cl'assicos - terra, ar, 'agua e fogo - mais o esp'irito (`as vezes chamado de akasha). Muitos Gardnerianos, no entanto, contestam essa atribuic~ao.

Os praticantes acreditam que cada um deve cultuar a(s) divindade(s) `a sua pr'opria maneira. Sem imposic~oes ou leis escritas, mas com consci^encia em relac~ao `a cidadania, `a auto-estima e `a preservac~ao ambiental, repudiando qualquer forma de preconceito e incentivando a igualdade do g'enero e a liberdade sexual.

A Wicca tem, como sua lei comum e 'unica, a Lei Tripla, que dita a regra: "tudo o que fizeres voltar'a em triplo de volta para ti". Essa regra ilustra bem a import^ancia do n'umero 3 na sua filosofia, tamb'em exemplificada nos aspectos da Deusa-m~ae (virgem, m~ae e anci~a).